Anna Maria Maiolino - Entrevidas, da série Fotopoemação

 

Terra Adentro é um projeto de investigação sobre as motivações e efeitos das crises sistêmicas que vivemos, buscando apontar para outras possibilidades de se viver e interagir no mundo.

Os projetos com os quais trabalhamos tomam muitas formas, mas normalmente realizamos imersões com a T(t)erra, cursos em ambientes urbanos, facilitação de encontros e produção de conteúdos. 

A pedagogia que informa nosso trabalho vem do coletivo "Gestos Rumo a Futuros Decolonias", um coletivo de artistas, pesquisadorxs, educadorxs, ativistas e estudantes envolvidos em experimentos artísticos e práticas pedagógicos que visam estimular formas de viver capazes de nos engajar, ao invés de negar, com violências sistêmicas, com  nossos entrelaçamentos e cumplicidade em danos e com os limites do planeta.

Links de Referência:

Palestra para a Escola Schumacher Brasil "Um Olhar Decolonial para o Pós Pandemia" 

Artigo: "Sinalizando Rumo A Futuros Decoloniais: Observações Pedagógicas e de Pesquisa De Campo"

Próximos cursos

 

09 a 23 de MARÇO 

OUTROS MUNDOS (IM)POSSÍVEIS: ENFRENTANDO OS VÍCIOS DA MODERNIDADE

Este  é um curso introdutório sobre a perspectiva decolonial do coletivo Gestos Rumo a Futuros Decoloniais. A proposta aqui é olhar para as diversas crises deste nosso modo de vida, estabelecendo relações entre questões ambientais e violências sistêmicas, entre crise climática e injustiça social. 

 

Vamos mergulhar fundo nas raízes da modernidade/colonialidade, buscando desatar alguns nós, observar barreiras intransponíveis e abrir mão do que é preciso  para que outras possibilidades de existência possam desabrochar.

 

ESTRUTURA DO CURSO

O curso contará com três encontros online, de duas horas cada, no qual todo o grupo estará reunido. Além disso, iremos sugerir práticas para serem realizadas individualmente, indicar materiais de aprofundamento e manter um fórum de discussão para estender as reflexões realizadas nos encontros ao vivo.

30 DE MARÇO A 24 DE AGOSTO

GRUPO DE ESTUDOS: FORMAÇÃO NA PEDAGOGIA DO COLETIVO GTDF

Neste grupo de estudos, voltado para quem já teve algum contato com a pedagogia do coletivo, vamos nos aprofundar nas práticas pedagógicas do coletivo, estudando textos chaves, propondo práticas que nos ajudem a desanestesiar para nosso entrelaçamento com o metabolismo (em belezas e mazelas) e prototipando outras possibilidades pedagógicas para lidar com os vícios da modernidade. 

 

COMO FUNCIONA

O grupo será baseado em textos chave ainda inéditos da professora Vanessa Andreotti, que condensam os aprendizados das experiências do coletivo.  Além de 1 encontro mensal em tempo real, serão propostas práticas, subgrupos de trabalho ao redor de temas específicos e fóruns coletivos de discussão.

 

QUEM PODE PARTICIPAR

O grupo é aberto para todos os que já realizaram algum curso com o Terra Adentro, ou já se engajaram com o coletivo Gestos Rumo a Futuros Decoloniais.  Para aqueles que nunca tiveram contato com a pedagogia do coletivo, mas gostariam de participar, teremos um curso introdutório entre os dias 04 e 18 de Março. O valor do curso poderá ser descontado do valor deste grupo de estudo.